Brasília,
 

Home Page
Temas comunitários
  ACPW e CONSEG convidam: Seminário “A CIDADE QUE QUEREMOS”
  Legislação
  Propostas ao candidatos a eleições 2010
  Terracap: "parcelamento Park Way"
  Eleições Conseg 2011
  Eleições ACPW 2011
Utilidade
  Achados e perdidos
  Classificados
  Forum Park Way: Como se cadastrar e descadastrar
  Horario de onibus
  Registro de carros roubados
  Sites uteis
  Telefones úteis
  Mapas
  Legislação
  Cadastro de trabalhadores
  uteis diversos
Conselho de Segurança
  CONSEG - Quem é quem - Fale conosco
  atas e outras informações
  Formulário críticas e sugestões
Administração Regional do Park Way
  Administração Regional do Park Way
Associação Comunitária
  ACPW - Quem e quem - Fale conosco
  Estatuto da Associação (PDF)
  Prestação de contas 2009
  ACPW atas e outros documentos
Outras organizações Park Way
  COMDEMA (Comissão de Meio Ambiente) do Park Way
  Projeto APA
Distrito Federal
  GDF investe na metrópole e sufoca a capital - Jornal do Park Way
  O DF sofre com a explosão demográfica - Jornal do Park Way
  O Distrito não é Federal - Jornal do Park Way
  Federação em Defesa do DF
PDOT - Plano Diretor de Ordenamento Territorial
  O que é o PDOT
  Apoio Parlamentar
  Abaixo assinado
  PDOT Propostas
Contato
  Email

CONSEG NB - ATA DA REUNIÃO DE 14/03/2005 - PLANO EMERGENCIAL PARA O PARK WAY

Ata da Sessão Extraordinária do Conselho de Segurança Comunitário do Núcleo Bandeirante – RA-VIII



No dia 14 de março de 2005 foi realizada sessão extraordinária do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Núcleo Bandeirante nas dependências da Associação Comunitária do Park Way (Qd. 14) às 20:00 h, presidida pelo Excelentíssimo Sr. Presidente deste Conselho, o Sr. Jorge Eustáquio de Oliveira, que transcorreu como se segue:

1) Esta sessão foi aberta pela Professora Jeanine Felfili, Presidente da Associação Comunitária do Park Way, Conselheira do Instituto Vida Verde, Membro do Conselho Gestor da APA Gama e Cabeça de Veado e Coordenadora do Projeto de recuperação da APA Gama e Cabeça de Veado, que apresentou o Conselho Comunitário de Segurança do Núcleo Bandeirante aos moradores do Park Way. Jeanine informou que a Associação Comunitária do Park Way, como decidido em sua última reunião, convocou a presente sessão com autoridades de segurança para viabilizar a elaboração de um plano emergencial de segurança para o Park Way, enquanto são tomadas as providências para a formação do Conselho Comunitário de Segurança do Park Way. Ocorre que o Sr. Rusbek sugeriu a presente sessão, de natureza extraordinária, pois até que seja empossado conselho comunitário do Park Way, esta comunidade ainda continuará sendo atendida pelo Núcleo Bandeirante.

2) O Exm.º Sr. Presidente deste conselho apresentou a todos as autoridades que compõem o quadro de integrantes fixos do Conselho Comunitário de Segurança do Núcleo Bandeirante.

3) A Professora Jeanine, apresentou uma pauta de reivindicações a ser considerada em um plano de ação emergencial dada a grave situação de insegurança por repetidos assaltos a residência no setor. A pauta constitui-se de:
a) Controle de ocupações irregulares ao longo dos córregos e outras áreas;
b) Rondas ostensivas em todos os trechos;
c) Investigações dos crimes ocorridos;
d) Ativação do Posto policial da Quadra 14;
e) Implantação de destacamento da polícia ambiental no Posto Policial abandonado na Vargem Bonita (verba já disponível em orçamento);
f) Medidas para redução da velocidade e sinalização de trânsito. Como as autoridades presentes responderam que a disponibilidade de efetivos e veículos é pequena e qualquer expansão depende de escalões superiores.
A Profª Jeanine solicitou às autoridades constituídas e às nossas representações parlamentares que se empenhem em atender a nossa pauta, que representa muito pouco face à contribuição da comunidade com o pagamento do IPTU e outros impostos.

4).Um morador da quadra 28 informou de assaltos e furtos que ocorreram nas quadras 27 e 28, nos fundos do SMPW.

5) O Major Hélio informou a todos a área atendida pela 12.ª CPMind, sob seu comando, que abrange os setores Núcleo Bandeirante, SMPW, Vargem Bonita, Córrego da Onça, Metropolitana, Divinéia e Candangolândia. Explicou que seu problema é falta de efetivo suficiente para suas atividades, em especial a manutenção de postos avançados, que necessitam de doze policiais para manter um plantão permanente com três homens. Informou a todos que a área do Park Way possui 78 Km quadrados. Recomendou que a população do Park Way contribua com a segurança pública por meio de melhorias na estrutura das propriedades como, por exemplo, iluminação e segurança interna aos lotes. Informou que disponibiliza três viaturas para atenderem às quadras 14 a 26 e 25 a 29 do SMPW.

6) Os moradores perguntaram se existe plano de segurança elaborado para o setor e se existe alguma integração entre a 12.ª CPMind e o Batalhão de Polícia Ambiental localizado na Candangolândia. Moradores presentes cobram investigações referentes aos roubos e furtos que ocorrem no SMPW.

7) A Professora Jeanine perguntou ao Tenente Humberto, representante da Polícia Militar Ambiental nesta sessão, sobre o andamento do processo de implantação do destacamento de Polícia Militar Ambiental na Vargem Bonita. O Tenente Humberto respondeu que não possui informações suficientes para responder à pergunta formulada. Informou que a policial ambiental atende todo o DF com 8 viaturas e 210 homens. Prof. Jeanine, lembrou que o Major Reinaldo, observou que é favorável à implantação do destacamento na Vargem Bonita.

8).O Delegado da 11.ª DP, Dr. Duarte, informou que somente dispõe de cinco agentes para investigação na região.

9) O Administrador do Park Way, Dr. Glauco Lacerda, informou a todos que sua gestão ainda depende da infra-estrutura da Administração Regional do Núcleo Bandeirante. Recomendou a todos que participem do Conselho Comunitário do Núcleo Bandeirante.

10) A moradora Luzia recomendou a criação de uma delegacia no SMPW para atender somente esta região.

11) O morador Salustiano sugeriu que seja realizado trabalho de Inteligência destinado ao levantamento dos focos de criminalidade na Vargem Bonita. Comentou da existência de bar irregular dentro do setor de chácaras da Vargem Bonita. Criticou a permanência dos inúmeros bares existentes na agrovila onde acredita estarem sendo ocultados elementos criminosos. Acredita também que existem criminosos que chegam na região somente nos finais de semana. Sugeriu aos moradores do SMPW que procurem cadastrar seus funcionários.

12) O Sr. João, morador da quadra 26, conjunto 06, sugeriu instalação de barreira próxima ao Catetinho.

13) O Sr. Magal, morador da quadra 17, comentou que acredita ser o plano de segurança instituição falida, sendo necessário, sob seu ponto de vista, maior integração entre as forças.

14) A Professora Jeanine informou que a criação do conselho comunitário de segurança no SMPW já foi requerida junto à SUPROC e informou que a comissão eleitoral já foi formada e está trabalhando para viabilizar a eleição em 30 dias.

15) A Sr.ª Ivone, moradora da quadra 20, informou que é elevado o índice de criminalidade na sua região e sugeriu controle de entrada e saída de veículos no SMPW, visto que este possui apenas uma entrada e saída.

16) O Dr. Duarte, Delegado da 11ª Delegacia de Polícia Civil, do Núcleo Bandeirante, informou a todos que o maior número de ocorrências é referente à quadra 16, com dez registros.

17) Shalom Granado, Morador quadra 20, reclamou para autoridades presentes a insegurança dos moradores do park way e possibilidade de se fazer blitz e/ou colocar guaritas na entrada das quadras (ver com adm do park way).

18) Luís, quadra 22, reclamou da iluminação da pista em frente ao posto policial da 14 (precisa melhorar bastante)

19) O Sr. César, da quadra 22, sugeriu seja realizada operação na região semelhante àquela ocorrida no Guará. Acredita ser necessário utilização de mais tecnologia pela polícia. Sugeriu estudos no sentido de ser reduzida a velocidade na rodovia da entrada do SMPW.

20) O morador Zaidan lembrou que todos os assuntos tratados até o momento já são antigos, sendo que nunca foram concluídos.

21) Ulysses morador quadra 18 Perguntaram se existe investigação realizada pela Polícia Militar, sendo esclarecidos pelo Major Hélio, que informou que tal prática só existe internamente.

22) A moradora da quadra 16, Sr.ª Maristela, informou que deixou na 11.ª DP fita com imagens de suspeitos e que a mesma permaneceu sob custódia dos policiais durante mais de trinta dias e nenhuma providência foi tomada.

23) A Sr.ª Janete, moradora da quadra 16, acredita que os criminosos que atuam na região pertencem a grupos organizados.

24) O Exm.º Sr. Presidente deste conselho comunitário lembrou a todos os presentes que a atuação da comunidade é indispensável e que não deixem de registrar suas ocorrências, bem cobrar atitudes das autoridades.

25) Um morador da quadra 18 informou que sua casa foi saqueada, perícia foi realizada pela polícia, até hoje sem resposta conclusiva. Ressaltou que, sem retorno por parte da polícia, sua casa sofreu nova ameaça de invasão.

26) O Dr. Rogério Tokarski, morador da quadra 16, reclamou da omissão da polícia, atribuindo a culpa pela falta de viaturas exclusivamente às autoridades, que acredita não terem tomado as providências para prevenir as falhas do sistema de segurança. Lembrou que o Posto Policial da quadra 14 do Park Way foi construído pela comunidade, assim como o da Vargem Bonita, que foi reformado e destruído por vândalos após sua desativação. Acredita ser um absurdo a disponibilização de apenas três viaturas para atender a todo o SMPW. Lembrou que com o crescimento da região, o fluxo do trânsito de automóveis aumentou, junto com o excesso de velocidade.

27) O morador da quadra 16, Sr. Laércio, informou que sempre que passa em frente ao posto da quadra 14 não vê nenhum policial de plantão.

28) O Major Hélio lembrou que os policiais que servem ao posto também realizam patrulhamento móvel por meio de viatura retornando ao posto regularmente.

29) Um morador da quadra 20 sugeriu que se colocassem redutores de velocidade tipo “quebra molas”, na pista para o Gama, na altura do retorno para entrada para o Park Way, a exemplo de como é feito nas pistas de alta velocidade em Sobradinho, uma vez que os “pardais” de 80 km/h não conseguiram eliminar os freqüentes acidentes de trânsito com vítimas fatais próximo à “passarela do aeroporto”.

30) O Exm.º Sr. Presidente deste conselho informa que o conselho é itinerante e que a próxima sessão ocorrerá na Metropolitana. Sugeriu a presença de representantes do SMPW em todas as sessões enquanto não é criado o novo conselho comunitário para atender à região. Agradece a presença de todos e encerra a presente sessão. Segue em anexo Lista de presença.






____________________________
Jorge Eustáquio de Oliveira
Presidente do Conselho de Segurança
Comunitário do Núcleo Bandeirante




_____________________________
Manassés Alves da Silva
Vice-Presidente do Conselho de Segurança
Comunitário do Núcleo Bandeirante




___________________________
Rusbek de Alcântara Rebello
1º Secretario do Conselho de Segurança
Comunitário do Núcleo Bandeirante

  | Voltar |